• Rua Irmã Elizabete Barros Cobra, 27, Nova Pouso Alegre - Pouso Alegre - MG
  • Entre em contato (35)3422-1937

Sondagem SPT

A Sondagem SPT, sigla do inglês (standard penetration test), que significa ensaio de penetração padrão, é um tipo de sondagem à percussão, também denominada sondagem de simples reconhecimento e, consiste em um procedimento de investigação e reconhecimento do subsolo.
Realizado com um tripé metálico equipado com cordas, roldanas, pesos, hastes, guias amostradores entre outras ferramentas, auxilia a equipe de sondadores a obter informações metro a metro das características do solo onde se estuda realizar um projeto de engenharia.
Este método é muito utilizado pela engenharia civil na obtenção de informações fundamentais para as definições do tipo e o dimensionamento das fundações que integrarão a base de um projeto de edificação. Este método é de grande importância na obtenção das seguintes informações:

a) a determinação dos tipos de solo em suas respectivas profundidades de ocorrência;
b) a posição do nível-d’água;
c) os índices de resistência à penetração (NSPT) a cada metro, que corresponde à capacidade de carga do solo em várias profundidades.

A norma NBR 6484/2001 estabelece o método de execução de sondagens SPT descrevendo o princípio, a aparelhagem padrão e seus elementos, procedimento de locação, procedimento de perfuração, procedimento amostragem de solo,a obtenção do SPT e critérios de paralisação, observação do nível do lençol freático, identificação do material amostrado e elaboração do perfil geológico-geotécnico da sondagem. Todos os dados obtidos na execução do serviço de sondagem irão compor o relatório de campo e posteriormente o relatório técnico definitivo contendo a identificação do cliente e pessoal da empresa executora, técnica empregada, croquis de localização dos furos realizados e seu RN (nível de referência), perfil geológico-geotécnico da sondagem, outras observações e ART - Anotação de responsabilidade técnica junto ao CREA.